Quando Masashi Kishimoto originalmente criou a série Naruto, ele buscou em outros mangás shōnen influências como o objetivo de tentar tornar seus personagens tão únicos quanto fosse possível.Kishimoto cita a série Dragon Ball, de Akira Toriyama como uma de suas várias influências, notando que Goku, o protagonista da série, foi um fator decisivo para a criação de Naruto Uzumaki devido à sua personalidade enérgica e travessa. Para complementar Naruto, Kishimoto trabalhou na criação de um rival que fosse um "gênio legal", pois ele acreditava este era "o arquetípico personagem rival". Depois de analisar diferentes mangás em busca de idéias, ele finalmente desenvolveu Sasuke Uchiha. Sobre a criação da heroína principal, Kishimoto admitiu: "Eu não tinha uma imagem definida do que uma heroína deve ser". Finalmente criou Sakura, destacando "sua energia e seu espírito vaidoso" como suas principais características. Esses três personagens serviriam como modelo para as outras três equipes principais de Naruto.
A separação dos personagens em diferentes times foi feita com a intenção de dar a cada grupo um toque especial. Kishimoto queria que cada membro da equipe fosse "extremo", tendo uma grande quantidade de aptidão em um atributo, contudo, tendo apenas um pequeno talento em outro. Esta abordagem foi usada para fazer com que cada equipe obtivesse o seu melhor, quando todos os membros trabalhassem juntos para superar suas fraquezas. Depois de assistir a tokusatsu quando criança, Kishimoto queria que nenhum dos personagens das equipes fosse "forte ao ponto da perfeição". Kishimoto observa que os diferentes papéis que os personagens assumem é semelhante a muitos RPGs, e que "cada personagem se destaca melhor deste jeito".8
Kishimoto inseriu vilões na história para contrabalancear os valores morais dos personagens principais. Ele afirmou que esse foco em demonstrar a diferença de valores é fundamental para criação de vilões a ponto de que, "Eu realmente não penso neles em combate". As aparências físicas dos vilões também foram enfatizadas, a fim de diferenciá-los dos outros personagens, tornando mais fácil para o leitor acompanhar a história e identificar os vilões, mesmo em cenas de batalha. Kishimoto observou que fazer os vilões "ornamentados" com "trajes vistosos" é "um dos meus princípios", bem como torná-los "mais memoráveis".
Achei muito interessante!!Não sabia e gostei bastante de saber, espere que voces tambem gostem!!